Alerta e perigo em Conquista

Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, tem sido um problema de saúde pública em partes da África desde 1970, mas recebeu pouca atenção global até que surgiu internacionalmente em 2022, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar uma emergência de saúde global. E agora, em 2024 os dados de casos confirmados têm aumentando consideravelmente em todo o planeta.

No estado da Bahia, de janeiro a agosto, já foram confirmados 38 casos da Mpox. Já no município de Vitória da Conquista, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram 02 casos confirmados até então.

A transmissão da Mpox entre seres humanos ocorre, sobretudo, por meio do contato íntimo com lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. É importante ficar atento aos sintomas e buscar auxílio médico. Geralmente os sintomas são febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio, fraqueza, adenomegalia que são linfonodos inchados (ínguas), erupções cutâneas ou lesões de pele.

No entanto, os sintomas normalmente desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento. Se necessário, remédios para dor (analgésicos) e febre podem ser usados para aliviar alguns sintomas. É importante que a pessoa com monkeypox tome bastante água, coma bem e descanse. Evite coçar a pele.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)