
Por Ellen Mafra e Carol Souzza
Aconteceu hoje, domingo (16), a Meia Maratona de Conquista, organizada e produzida pela Márcio Lanuzi Eventos. Com distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, a corrida reuniu atletas de diferentes regiões de dentro e fora da Bahia, sendo elas Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Caetité, Jequié, Porto Seguro, Norte de Minas, São Paulo, Campo Grande e Distrito Federal.
A concentração dos corredores ocorreu por volta das 5h45 no Shopping Conquista Sul e a largada foi dada às 6h30. Os competidores passaram pelas avenidas Juracy Magalhães, Luís Eduardo Magalhães, Gilenilda Alves, Perimetral e Olívia Flores.
De acordo com o organizador do evento, Márcio Lanuzi, a corrida deste ano contou com aproximadamente 900 corredores, um crescimento expressivo comparado com a edição de 2024, no qual 600 atletas participaram. Lanuzi comenta que a Meia Maratona de Conquista incentiva a prática de atividades físicas e o turismo esportivo.
A competição também tem o objetivo de estimular a inclusão social através do esporte. Dessa forma, PCDs (pessoas com deficiência) puderam participar do evento. É o caso do atleta Agnaldo Santos, corredor há 15 anos e que compete sentado em uma cadeira de rodas. Segundo ele, o evento foi uma maravilha para Vitória da Conquista e chama todos os PCDs para praticarem exercícios “pessoas com deficiência, não fiquem em casa, venham para o esporte. Esporte é vida”, afirma Agnaldo.
Todos que completaram o percurso ganharam medalhas e aqueles que ficaram entre os cinco melhores de cada categoria ganharam troféus. Para a vencedora da prova de 21 km, Mag Santana, que está na corrida há 10 anos, é um privilégio participar mais uma vez da Meia Maratona de Conquista e está muito feliz com seu desempenho “é o treinamento surtindo efeito”, disse ela em entrevista ao Blog.