Pesquisa indica que 52% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser preso

Foto: Adriano Machado/Reuters

Por Allan Victor

No dia 26 de março, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornou-se réu com mais sete acusados após denúncia realizada pela Procuradoria Geral da República (PGR) sobre trama golpista, em janeiro de 2023, para impedir o terceiro mandato do presidente Lula. O relator do julgamento é o ministro Alexandre de Moraes e a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) foi unânime.

Na última terça-feira (8), o instituto de pesquisas Datafolha registrou que 52% dos brasileiros acreditam que o político deveria ser preso. A consulta levou em consideração as respostas de 3.504 pessoas com mais de 16 anos em 172 municípios diferentes, entre os dias 1 e 3 de abril; a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A apuração feita pelo instituto mostrou que, além dos entrevistados que consideram que o ex-presidente deve ser preso diante das acusações, 42% são contra a prisão e 7% não souberam opinar. Quando foram perguntados se acham que ele de fato será preso, 52% disse que não, 41% que será preso e 7% não responderam à pergunta.

A pesquisa também registrou uma diversidade nos resultados em diferentes regiões do país. No Norte e Centro-Oeste, 47% acreditam que o político deve ser preso e 45% não, enquanto que na Região Sul, 49% mostrou-se contra a prisão e 46% estão a favor.

Uma manifestação pró-anistia política aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes aconteceu no último domingo (6) na Avenida Paulista. O ato reuniu aproximadamente 45 mil pessoas, segundo estimativas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common.



Brasil, destaque, Destaques, discussões, Notícias, Política

Comentário(s)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *