Por Marco Ryan
Nesta última sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro sentiu dores abdominais durante a sua agenda de compromissos na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, após isso, no domingo (13), ele foi para Brasília e passou por uma cirurgia de desobstrução intestinal, ainda decorrente da facada sofrida na campanha eleitoral de 2018. Bolsonaro se manifestou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (15) e tranquilizou os apoiadores.
O ex-presidente foi submetido a uma Laparotomia Exploratória, um procedimento cirúrgico que consiste em abrir completamente o abdômen do paciente para identificar as condições dos órgãos no local. Atualmente, esse tipo de cirurgia é substituído pela vídeo-laparoscopia, pois nesse método não é necessário a abertura completa da cavidade abdominal. Porém, de acordo com o gastroenterologista, Alexandre Carlos, médico assistente no Hospital das Clínicas de São Paulo, o caso de Jair Bolsonaro é complexo, sendo preciso a Laparotomia para o acesso completo à cavidade abdominal com maior facilidade, diminuindo o tempo de cirurgia.
A cirurgia de Jair Bolsonaro durou cerca de 10 horas, e após isso, ele permaneceu internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital DF Star. O ex-presidente ainda não possui previsão de alta, e de acordo com o último boletim médico, ele já iniciou a movimentação assistida e conseguiu se sentar. O médico-chefe da equipe cirúrgica, Claudio Biroloni, cita que Bolsonaro não possui expectativa de evolução rápida.
Nesta manhã de terça-feira (15), Jair Bolsonaro fez um post nas suas redes sociais agradecendo as mensagens que vem recebendo de apoiadores, e destacou que passou por mais um “milagre de Deus” em sua vida. O ex-presidente ainda citou que esse é o sexto procedimento cirúrgico decorrente da facada sofrida na campanha eleitoral de 2018.