Por Ellen Mafra
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e municípios, estão realizando a campanha “Voltaê! Busca Ativa Escola na Bahia”, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e mobilizar a comunidade a se rematricularem nas escolas. Por meio dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), as bases de dados 2024/2025, a campanha identifica os alunos que saíram da instituição de ensino e partem para sensibilizar as famílias sobre a importância da educação. O projeto acontece até amanhã (16).
Com a campanha, a SEC espera identificar 100% dos alunos que evadiram a escola e aumentar em 25% a taxa de rematrícula, reduzindo a taxa de evasão e produzindo engajamento na promoção da educação. Dentro da sala de aula, o aluno tem acesso a diversos tipos de aprendizagem, encontro com os colegas e o fortalecimento social dentro da própria unidade escolar. Dessa forma, as instituições estão estão realizando estratégias para que ninguém fique de fora da sala de aula, com mensagens via WhatsApp, telefonemas, anúncios em rádios comunitárias e engajamento dos outros estudantes.
No Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, já conta com a campanha “Voltaê”, como diz o vice-diretor Márcio Ferreira do Nascimento: “Embora não verificamos muita evasão na nossa instituição, temos que buscar aqueles que, por algum motivo, abandonaram a sala de aula. Inicialmente, estamos fazendo o levantamento para checar os que não estão frequentando e divulgando nas redes sociais a campanha estimulada pela SEC”.
A busca ativa dos estudantes que não voltaram para as instituições de ensino acontece em todas as escolas da rede estadual, que continuam com as matrículas abertas. Para se matricular, estudante, mães, pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer unidade da rede estadual de ensino portando documentos do aluno, como Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência e carteira de vacinação devidamente atualizada, bem como cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.