Por Marco Ryan
Médicos e Veterinários que possuem carreira vinculada ao Ministério da Educação, Mec, realizam pressão na câmara de deputados para fazerem parte do reajuste salarial de 9% que começa a ser válido a partir do mês de maio. O acordo foi firmado com o Governo Federal no ano de 2024, e visa um reajuste de 9% para 2025 e 5% em 2026 para algumas categorias da educação, médicos e veterinários ligados ao mec não estão inclusos neste ajuste.
De acordo com a lista de reajuste do Mec, os médicos que trabalham em instituições de ensino terão o aumento de 4,5% para este ano, e 4,5% em 2026. Estes percentuais foram decididos em acordo com o Governo Federal em forma de Medida Provisória, MP, e a expectativa é que o texto da MP sofra alterações, com isso, os valores sejam novamente reajustados.
Para que médicos e veterinários consigam o reajuste pedido, representantes de ambas as classes procuram apoio na câmara de deputados, conversando individualmente com parlamentares e acionando os conselhos das categorias para que haja pressão para revisão da Medida Provisória.
De acordo com o que já foi divulgado pelo Governo Federal, o impacto primário do reajuste é de cerca de R$16,2 bilhões aos cofres públicos.