Por Ellen Mafra
Neste domingo (20), em Macau, na China, o atleta brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, conquistando título inédito para o Brasil. O mesa-tenista é o único fora da Ásia e da Europa a ser campeão do mundo na modalidade. A vitória veio após Hugo vencer o número 1 do ranking mundial, o chinês Lin Shidong, por 4 sets a 1.
O começo da partida não foi fácil para o brasileiro. O chinês abriu vantagem contra Hugo Calderano, fechando o primeiro set em 11 a 6. Mas isso não afetou o atleta do Brasil, que na segunda partida, emplacou 11 a 7 contra Lin Shidong.
Na sequência, mesmo com a força da torcida da arena em Macau sendo para o chinês, o brasileiro não deixou barato e quebrou o saque de Shidong, vencendo o terceiro set por 11 a 9 e virando a partida. O quarto set e o quinto set foram respectivamente 11 a 4 e 11 a 5 para Calderano, fechando a partida em 4 sets a 1 e fazendo história na modalidade do tênis de mesa.
Após o jogo, Hugo comemorou a vitória e em entrevista disse que não contava chegar tão distante, “É uma loucura falar sobre isso. Antes de começar a competição, não imaginava vencer os melhores do mundo. É uma loucura para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial”, disse na zona mista da Arena de Macau.
Com a vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa, Hugo Calderano sobe para o 4° lugar no ranking mundial da modalidade e, aos 28 anos, ultrapassa o chinês Lian Jingkun.