Na tarde desta terça-feira (22), o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro (PL), se reuniu com o presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista/Ainvic, José Luís Mendes Marinho de Andrade, para discutir soluções urgentes para o tráfego nas principais entradas e saídas de Vitória da Conquista, com ênfase na situação crítica da rotatória do Centro Industrial, conhecida como “Trevo da Morte”.
Também participou do encontro a gerente de Relações Institucionais do Sudoeste da Federal das Indústrias da Bahia, FIEB, Antônia Bizerra.
Durante o encontro, Ivan Cordeiro reforçou a importância da audiência pública que será realizada no próximo dia 28 de abril, com o objetivo de debater medidas de infraestrutura que atendam ao crescimento urbano e industrial da cidade. “Essa audiência será um marco. Precisamos da participação de todos comunidade, empresários, governo e legisladores para garantir soluções concretas. Essa é uma pauta que ultrapassa bandeiras partidárias, trata-se da preservação de vidas e da mobilidade urbana”.
O presidente da Ainvic destacou a importância de unidade na ação para resolver em definitivo o problema de insegurança do trânsito nas saídas e entradas da cidade, especialmente no trecho conhecido como Trevo da Morte. “O trecho que liga o Centro Industrial à Lagoa das Flores não comporta mais o fluxo atual. A rotatória é da década de 70 e, hoje, cerca de 12 mil trabalhadores passam por ali diariamente. Entre 2010 e 2020, foram 59 mortes registradas nesse local. Isso não pode continuar”, afirmou o presidente da AINVIC.
Ivan Cordeiro declarou total apoio à mobilização e destacou a necessidade de união entre os setores públicos e privados. A mobilização já conta com o apoio de 52 deputados estaduais da Bahia, que assinaram um documento solicitando providências ao Governo do Estado. A audiência do dia 28 irá reunir representantes da sociedade civil, lideranças políticas e empresários para debater alternativas de reestruturação viária para os principais acessos da cidade.