A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta quinta-feira (18) a primeira atualização de 2025 do Baralho do Crime, ferramenta usada para identificar e divulgar foragidos da Justiça envolvidos em crimes graves no estado. A nova edição traz alterações e inclusões de nomes nos naipes de Espadas, Paus, Copas e Ouros.
Entre as principais mudanças, destaca-se a nova carta de “Rei de Espadas”, agora ocupada por Sandro Santos Queiroz, conhecido como “Real” ou “Doideira”. Ele é apontado pelas autoridades como líder de uma organização criminosa com atuação em diversos bairros do município de Jequié, no sudoeste baiano.
Sandro é procurado por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em 2022, ele foi alvo da operação “Moeda Real”, deflagrada pelas forças de segurança baianas, e chegou a ser preso em Cuiabá, mas atualmente encontra-se foragido.
O Baralho do Crime é uma ferramenta amplamente divulgada nas redes sociais e meios de comunicação da SSP-BA, e conta com a colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181, que permite o envio de informações de forma anônima.
A SSP reforça a importância do engajamento popular na localização e prisão de criminosos perigosos e alerta que qualquer informação sobre o paradeiro dos nomes listados no baralho pode ser determinante para o sucesso das operações policiais.